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25/2/10

Democracia

"O campo social possui, então, esta ambivalência: é, ao mesmo tempo, singular, porém apresenta características gerais (Bourdieu). Assim, o campo da cultura, o da educação, o da política ou o do direito apresentam características comuns entre si, ao lado de especificidades que os tornam irredutíveis a outros campos.
O conceito de campo nos permite - e simultaneamente nos obriga - a compreeender os papéis e as motivações dos sujeitos que nele atuam. Este aprofundamento revela a existência de heterogeneidade e conflito onde, aparentemente, havia homogeneidade e consenso. Como exemplo, podemos tomar a bandeira da educação, entendida como um bem para toda a sociedade. Aparentemente, todos os sujeitos sociais têm o mesmo interesse, entretanto, somente para exemplificar, os termos utilizados para justificar o valor da educação (aumento da competitividade, cidadania, possibilidade de ascenção social, controle do processo de trabalho, etc) denunciam interesses contraditórios, embora legítimos do ponto de vista do pensamento demnocrático, porquanto algumas dessas formulações podem ser consideradas heréticas pelos sujeitos que hegemonizam o campo.
Então, torna-se importante e fundamental identificar e compreender essas contradições, porque, geralmente, se supõe o espaço social algo homogêneo, sem conflito, o que não é um mal em si, pois a divergência e a diversidade de idéias são sempre positivas para qualquer sociedade. O conflito, geralmente, é rotulado pelos setores hegemônicos como negativo, quando não é ocultado. Então, reconhecer a existência e legitimidade do conflito e discutir o conteúdo e a forma da sua resolução passam a ser o centro do debate no âmbito de um governo efetivamente democrático."

Escrito por Antônio Almerico Biondi, at on in Avanços conceituais, institucionais e metodológicos nas políticas públicas de qualificação, texto constante dos Anais e Deliberações da I Conferência Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, MEC, 2006.

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