c o n t a t o

Para hablar con Marmota iscriba para doutormarmota@gmail.com

26/11/09

Mancadas, ciladas e premonições

"Mais tarde na vida, a minha consciência desse mecanismo mental não me salvou de muitas outras convicções, opiniões, preconceitos e preferências estéticas extravagantes. Por exemplo, eu acreditava com toda a honestidade que duas pessoas com nomes parecidos devessem ter caráter semelhante; que uma palavra pouco familiar - fosse turca ou estrangeira - devesse ter alguma semelhança semantica com outra palavra de grafia parecida; que a alma de uma mulher de covinhas deve ter alguma coisa da alma de outra mulher de covinhas que eu conhecera antes; que todas as pessoas gordas são iguais; que todos os pobres pertencem a alguma fraternidade sobre a qual nãos ei nada; que deve haver alguma ligação entre o Brasil e as lentilhas - não só porque o Brasil se diz Brezilya em turco e a palavra pra lentilha é bezelye, mas também porque a bandeira do Brasil tem, aparentemente, uma enorme lentilha no meio. Vi muitos americanos entregarem-se a coisa parecida quando presumem a existência de alguma ligação entre a Turquia e os perus, porque tanto o país quanto a ave se chamam turkey em inglês.
(...) meu talento para embelezar minha vida com ilusões reconfortantes me era útil naquela casa(...)"

Istambul, memória e cidade, de Orhan Pamuk.

No hay comentarios.: