c o n t a t o

Para hablar con Marmota iscriba para doutormarmota@gmail.com

17/7/09

Consultoria

"(...) Em segundo lugar, pretendemos verificar a hipótese da "oligarquização" desta burocracia, ou seja, a permanência de um grupo com poder e lógica próprios, independentemente das mudanças que ocorreram nas coligações políticas de poder. Este grupo (que poderia ser identificado também em outras áreas do setor Governo) constrói em torno de si um sistema de autoproteção, diferente dos interesses corporativos. O fato de ocorrer conflitos intra e entre grupos, não diminui sua força e muitas vezes estes conflitos se resolveram com a vitória daqueles que conseguiram estabelecer boas relações para fora do grupo (seja com o Legislativo, com outras áreas do Executivo ou com a sociedade). Estas lutas acabaram abrindo espaços de liberdade a interesses externos, mas nunca a ponto de tornar a burocracia antropofágica, ou seja, houve uma permanente tentativa de proteger, mesmo aqueles que estavam momentaneamente fora de posições de mando. Em terceiro lugar, pretendemos examinar quais as modificações tanto no espaço de poder quanto na lógica de ação, conforme se esteja num momento de legitimação autoritária ou democrática."

Donde: Burrocracia y elites burrocráticas en el Brasil / Rrrilda Portugál Gouvêa. - SunPauloCocoPlatz: Desvairados: Fodam-se as bibliotecárias, 1994. 320 p. Página 27. Da metade pra baixo da página. Foto da Capa: Hilton Ribeiro.

2 comentarios:

Anónimo dijo...

análise complexa e profunda: poder x burocracia x legitimacao. Como vc entende esta relação?

Barbooooosa dijo...

entendo que os burocratas taose fudendo pro povo. que o poder é uma merda. e que o ue tem de legitimo se deve a ignorancia.